Mundo

Incêndio em região de Portugal perto da Espanha devasta quase 4.800 hectares

As chamas foram controladas nas últimas horas pelos bombeiros segundo as autoridades locais

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 15h24.

Última atualização em 1 de agosto de 2025 às 15h30.

Tudo sobreIncêndios
Saiba mais

O incêndio na região de Ponte da Barca, no norte de Portugal e perto da fronteira com a Espanha, já devastou quase 4.800 hectares e afetou mais de 40 quilômetros de estradas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia (UE).

Devido aos incêndios persistentes que assolaram Portugal nesta semana, o Serviço de Gestão de Emergências Copernicus (Copernicus EMS) foi ativado e publicou em sua conta no X as últimas cifras sobre o incêndio que arde pelo sexto dia consecutivo em Ponte da Barca.

A área total queimada chega a 4.772 hectares, que incluem 1,5 hectare de área urbanizada e 40,7 quilômetros de estradas. No site do Copernicus EMS, é possível ver vários mapas que detalham o avanço das chamas desde que começaram na noite do último sábado.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Anepc) informou nesta sexta-feira que o incêndio foi estabilizado nas últimas horas pelos bombeiros.

No entanto, ainda persistem "vários pontos quentes por todo o perímetro", segundo confirmou o comandante sub-regional da Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues.

Neste momento, 672 bombeiros estão empenhados na área para tentar extinguir o fogo, apoiados por 224 veículos terrestres e nove aeronaves.

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosMudanças climáticasEuropaPortugalEspanha

Mais de Mundo

Ex-presidente colombiano Álvaro Uribe é condenado a 12 anos de prisão domiciliar

Elon Musk doa R$ 85 milhões a aliados de Trump: impacto de sua influência nas eleições dos EUA

"Extravagância de Trump": novo salão de baile de R$ 1 bilhão na Casa Branca gera polêmica

Mercado de trabalho enfraquece nos EUA e desemprego sobe para 4,2% em julho