Mundo

Incêndios continuam devastando a Califórnia e estado busca ajuda

Os incêndios mataram seis pessoas e incineraram quase 700 construções desde seu início, após uma tempestade com raios na semana passad

Chamas de incêndio são vistas na Califórnia. (Stephen Lam/Reuters)

Chamas de incêndio são vistas na Califórnia. (Stephen Lam/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 13h18.

Quase duas dezenas de grandes incêndios florestais continuavam devastando partes do Estado norte-americano da Califórnia no sábado, alimentados por altas temperaturas e raios, incluindo 100 que atingiram a região na sexta-feira, afirmou o Departamento de Proteção contra Incêndio da Califórnia (CalFire).

Os incêndios mataram seis pessoas e incineraram quase 700 construções desde seu início, após uma tempestade com raios na semana passada. Juntas, as chamas queimaram quase 405.000 hectares, disse a agência no sábado.

O incêndio está ameaçando partes da área da Baía de San Francisco, a região florestal perto da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e uma grande faixa da área entre San Francisco e a capital do Estado de Sacramento.

No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou os incêndios como grande desastre, informou a Casa Branca.

A declaração, que permite que recursos federais sejam usados ​​para ajudar pessoas e empresas prejudicadas pelos incêndios em sete condados a pagar por moradias temporárias, reparos domésticos e outras necessidades, foi feita apesar da ameaça de Trump no início desta semana de suspender a ajuda da Califórnia.

Quase 14.000 bombeiros foram destacados para combater as chamas, mas a contenção das maiores permanece baixa e o Estado solicitou apoio adicional de outros Estados e jurisdições locais na Califórnia, disse o CalFire no sábado.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)Incêndios

Mais de Mundo

Trump diz que Rússia está disposta a não tomar todo o território ucraniano

Juíza bloqueia parte de reforma eleitoral proposta por Trump nos EUA

Trump quer usar viagem a Roma para falar com outros líderes sobre tarifas

Milei enaltece Papa Francisco: 'Foi o argentino mais importante da história'