Mundo

Incêndios devastam florestas e plantações em ilha grega

Segundo os Bombeiros, cerca de 300 pessoas, 56 caminhões-tanque, quatro aviões e quatro helicópteros estão atuando no combate ao fogo em Quios


	A situação é parecido em outra ilha grega, Zante, no Mar Jônico
 (Pedro Armestre/AFP/AFP)

A situação é parecido em outra ilha grega, Zante, no Mar Jônico (Pedro Armestre/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 19h50.

Atenas - Os bombeiros gregos lutam contra vários incêndios que desde sábado passado já devastaram mais de 14 mil hectares de florestas, oliveiras e plantações de almaciga na ilha grega de Quios, no mar Egeu.

Segundo os Bombeiros, cerca de 300 pessoas, 56 caminhões-tanque, quatro aviões e quatro helicópteros estão atuando no combate ao fogo.

A almaciga é uma espécie comum em Quios e é usada na indústria de produtos farmacêuticos, perfumes e cosméticos. ''O lucro anual da ilha pelas exportações de almaciga é de 12 milhões de euro. O incêndio destruiu entre 30% e 50% das plantações'', declarou o Presidente da Associação de Produtores de Almaciga, Efzymis Moniaros.

Segundo dados do Centro Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, até 22 de agosto o incêndio tinha devastado 14.090 hectares de florestas e terras cultivadas.

Ventos muito fortes e temperaturas entre 33 e 35 graus ajudam na propagação do fogo. Segundo a Agência Nacional de Meteorologia, os ventos diminuirão nas próximas horas, mas com isso a temperatura pode aumentar.

A situação é parecido em outra ilha grega, Zante, no Mar Jônico, onde um incêndio está sendo controlado pelos Bombeiros. Nas últimas 24 horas ocorreram 47 incêndios florestais em toda a Grécia.

A cada ano, o fogo destrói na Grécia entre 50 mil e 100 mil hectares de florestas. Nos últimos dez dias, foram registrados um total de 589 focos de incêndio. 

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEuropaPiigsIncêndiosGréciaCrise grega

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher