Mundo

Índia se torna sexto país a operar submarino nuclear

O submarino INS Chakra pesa pouco mais de 8,1 mil toneladas

INS Chakra: o submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares (ANI/Reprodução/Youtube)

INS Chakra: o submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares (ANI/Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 20h23.

Brasília – As autoridades da Índia colocaram hoje (4) em funcionamento um submarino nuclear, INS Chakra, que pesa pouco mais de 8,1 mil toneladas. A Índia passa a ser o sexto país no mundo a utilizar esse tipo de instrumento. Os demais países que têm submarinos nucleares são a China, Rússia, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França A administração do equipamento é da Marinha indiana.

O submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares. A Índia chegou a operar um submarino construído pelos soviéticos, mas o projeto foi abandonado em 1991.

O primeiro submarino nuclear produzido pelos próprios indianos deve entrar em operação no próximo ano. O ministro da Defesa da Índia, AK Antony, disse em cerimônia em Vishakhapatnam, na Costa Leste do país, que a aquisição do submarino nuclear dará “grande impulso à Marinha". Com informações da BBC Brasil.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearGuerrasÍndiaInfraestrutura

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site