Mundo

Índia se torna sexto país a operar submarino nuclear

O submarino INS Chakra pesa pouco mais de 8,1 mil toneladas

INS Chakra: o submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares (ANI/Reprodução/Youtube)

INS Chakra: o submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares (ANI/Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 20h23.

Brasília – As autoridades da Índia colocaram hoje (4) em funcionamento um submarino nuclear, INS Chakra, que pesa pouco mais de 8,1 mil toneladas. A Índia passa a ser o sexto país no mundo a utilizar esse tipo de instrumento. Os demais países que têm submarinos nucleares são a China, Rússia, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França A administração do equipamento é da Marinha indiana.

O submarino é de fabricação russa e, segundo as autoridades, não portará armas nucleares. A Índia chegou a operar um submarino construído pelos soviéticos, mas o projeto foi abandonado em 1991.

O primeiro submarino nuclear produzido pelos próprios indianos deve entrar em operação no próximo ano. O ministro da Defesa da Índia, AK Antony, disse em cerimônia em Vishakhapatnam, na Costa Leste do país, que a aquisição do submarino nuclear dará “grande impulso à Marinha". Com informações da BBC Brasil.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearGuerrasÍndiaInfraestrutura

Mais de Mundo

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população

Principal alvo das tarifas sobre metais é a China, diz ex-assessora de comércio da Casa Branca

Olaf Scholz descarta participar de governo de centro-direita

Friedrich Merz, líder do partido vencedor das eleições, quer formar novo governo alemão até a Páscoa