Mundo

Índia testa míssil de médio alcance e capacidade nuclear

O míssil é de duas fases e teoricamente pode ser lançado desde plataformas ferroviárias ou de estradas, com um tempo de preparação de 15 minutos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2012 às 07h32.

Nova Délhi - A Índia testou com sucesso nesta quinta-feira o míssil balístico terra-terra Agni-II, com capacidade nuclear e um alcance de mais de dois mil quilômetros, segundo informou uma fonte da Defesa.

O lançamento, que faz parte do programa de mísseis guiados para defesa, aconteceu às 9h locais (0h30 de Brasília) desde a ilha de Wheeler, situada no distrito de Bhadrak, na região oriental de Orissa.

"Foi um sucesso total. Foi um teste de uso, que correu a cargo do pessoal militar", disse à agência indiana 'Ians' o chefe do centro de testes, M.V.K.V. Prasad.

O Agni II, considerado de médio alcance, é um míssil de 16 toneladas e com capacidade para transportar uma tonelada de carga, e já faz parte do arsenal das Forças Armadas da Índia.

O míssil é de duas fases e teoricamente pode ser lançado desde plataformas ferroviárias ou de estradas, com um tempo de preparação de 15 minutos.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com seu rival e vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares, mas também tem o objetivo de desenvolver um poder dissuasório eficaz com relação à China, com quem mantém disputas fronteiriças.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEnergiaEnergia nuclearÍndiaInfraestrutura

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses