Mundo

Inflação na China sobe 6,4% em junho

O índice de preços ao consumidor teve a maior alta desde junho de 2008

Notas de iuane: a tendência é que a inflação recue no segundo semestre do ano. Não se sabe se isso vai se repetir (AFP)

Notas de iuane: a tendência é que a inflação recue no segundo semestre do ano. Não se sabe se isso vai se repetir (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2011 às 09h28.

Pequim - A inflação chinesa registrou em junho sua maior alta em três anos, justificando a ação do banco central no meio desta semana de elevar a taxa de juro. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 6,4% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a maior alta desde junho de 2008. Em relação a maio, o índice avançou 5,5%.

"A leitura é um pouco superior a nossas expectativas, refletindo elevação acima da prevista nos preços dos suínos e indicando que as pressões inflacionárias permanecem fortes, podendo prejudicar o sentimento do mercado no curto prazo", disse o analista da corretora chinesa Guotai Junan Securities, Shi Weixiang.

Economistas normalmente esperam que a inflação se acelere em junho e recue no segundo semestre do ano, a partir da estabilização dos preços dos alimentos e de uma base de comparação mais elevada no mesmo período do ano anterior. No entanto, não existe uma certeza de que essa tendência se repita este ano.

O economista do Bank of America-Merrill Lynch, Lu Ting, disse que o risco de alta na inflação está um pouco mais acentuado no momento, do que o implícito nas projeções do banco para a taxa de inflação no ano de 2011 de 4,7%.

A alta dos alimentos está puxando os preços para cima, especialmente de suínos, enquanto a inflação em itens fora do segmento de alimentos também se acelerou.

Os preços dos alimentos subiram 14,4% em junho frente ao mesmo mês de 2010, uma alta superior a de 11,7% registrada na comparação anual de maio. Os preços dos suínos dispararam 57,1% em junho, em base anual.

Excluindo alimentos, os preços subiram 3% em base anual, a maior alta desde o início de 2006.

O índice de preços ao produtor, um indicador das pressões futuras dos preços ao consumidor, subiu 7,1% em junho frente a igual mês do ano passado, acelerando-se em relação a maio, quando o PPI avançou 6,8%. Economistas esperavam que em média o índice ao produtor subisse 6,9% em junho, em base anual. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaInflaçãoPolítica monetária

Mais de Mundo

Macron nomeia Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

Itamaraty condena ataque a tiros em Jerusalém

Após decisão da Suprema Corte, EUA diz que detenções de imigrantes não se baseiam em perfil racial

Netanyahu diz que ataque no Catar ocorreu por causa de atentado do Hamas em Jerusalém