Mundo

Inundações forçam pessoas a saírem de casa na Austrália

Quase 4 mil moradores de Saint George foram evacuados diante da impossibilidade da construção de diques para contenção da água

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2012 às 09h29.

Sydney - Milhares de pessoas tiveram que sair neste domingo de suas casas na Austrália à medida que se estendem as inundações que afetam há uma semana o nordeste do país, informaram fontes oficiais.

As autoridades aconselharam aos 3.800 moradores da localidade de Saint George, no sudoeste do estado de Queensland, que abandonassem suas casas para evitar ficarem isolados perante a impossibilidade de levantar a tempo diques que contenham as águas.

Um avião Hercules das forças armadas australianas foi enviado à localidade para levar os 41 pacientes internados no hospital local para um outro de Brisbane, a capital do estado.

Os especialistas preveem que a cheia de água alcance na próxima terça-feira um pico máximo de 14 metros, o mais elevado segundo o registro histórico da localidade.

Saint Geroge foi devastada em 2010 por uma enchente depois que o rio Balonne subiu 13,4 metros, e também sofreu os efeitos das inundações que no ano passado causaram mais de 30 mortos em Queensland.

As inundações começaram na semana passada, e as autoridades australianas evacuaram milhares de pessoas em Nova Gales do Sul perante a chegada de fortes tempestades.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaPaíses ricosDesastres naturaisMeio ambienteEnchentes

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky