Mundo

Irã acredita em acordo com potências sobre programa nuclear

"Um acordo é possível, mas as ilusões devem desaparecer. Não podemos desperdiçar a oportunidade como em 2005", disse o chanceler iraniano


	A quarta sessão de negociações sobre os limites do programa nuclear de Teerã terminou na sexta-feira sem avanços importantes
 (Leonhard Foeger/Reuters)

A quarta sessão de negociações sobre os limites do programa nuclear de Teerã terminou na sexta-feira sem avanços importantes (Leonhard Foeger/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2014 às 12h41.

Um acordo nuclear com as grandes potências é "possível", apesar da falta de avanços nas últimas negociações em Viena, afirmou o chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif, que pediu aos países ocidentais que não desperdicem a oportunidade.

"Um acordo é possível, mas as ilusões devem desaparecer. Não podemos desperdiçar a oportunidade como em 2005", escreveu Zarif no Twitter, em referência ao fracasso das negociações da década passada sobre o polêmico programa nuclear de Teerã.

As negociações da semana em Viena foram "difíceis", destacou o ministro das Relações Exteriores, que lidera a delegação iraniana que negocia com os países do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), representados pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

A quarta sessão de negociações sobre os limites do programa nuclear de Teerã terminou na sexta-feira sem avanços importantes, mas com a promessa de continuidade do diálogo.

Ao contrário do previsto, o Irã e as grandes potências não começaram a redigir o acordo final, que desejam assinar até 20 de julho.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaTestes nuclearesIrã - PaísViena (Áustria)

Mais de Mundo

ONU diz que 20 dos seus funcionários foram detidos por houthis no Iêmen

Oito joias da realeza francesa foram levadas de sala do Louvre, diz Ministério

Israel lança novos ataques aéreos em Gaza e ajuda humanitária é suspensa

Tensão entre EUA e Colômbia cresce após Trump suspender subsídios em larga escala