Mundo

Irã acusa Estados Unidos de "iranofobia" e de armar "terroristas"

Declaração é uma resposta depois que Trump pediu que líderes árabes e islâmicos se unam para derrotar militantes islâmico

Donald Trump: presidente americano disse que o Irã tinha por décadas "alimentado o fogo de conflitos e terrores sectários" (Jonathan Ernst/Reuters)

Donald Trump: presidente americano disse que o Irã tinha por décadas "alimentado o fogo de conflitos e terrores sectários" (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de maio de 2017 às 09h05.

Dubai - O Irã acusou os Estados Unidos nesta segunda-feira de vender armas para "terroristas perigosos" no Oriente Médio e de propagar "iranofobia" para encorajar Estados árabes a comprar armas, informou uma TV estatal iraniana.

"Mais uma vez, por meio de suas alegações repetitivas e sem fundamento sobre o Irã, o presidente norte-americano... tentou encorajar os países da região a comprar mais armas ao propagar iranofobia", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Bahram Qassemi, um dia depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, terminar uma visita ao principal inimigo de Teerã, a Arábia Saudita, onde acordos de armamento de quase 110 bilhões de dólares foram assinados.

Enviando uma mensagem dura à Teerã logo após a reeleição do pragmático Hassan Rouhani como presidente, Trump pediu que líderes árabes e islâmicos se unam para derrotar militantes islâmicos, e disse que o Irã tinha por décadas "alimentado o fogo de conflitos e terrores sectários".

Qassemi disse que Washigton está "reanimando terroristas na região por meio de suas políticas hostis" e que "deve parar se vender armas para terroristas perigosos".

Ele disse que os Estados Unidos e seus aliados "devem saber que o Irã é um país democrático, estável e poderoso" e que promove "paz, boa vizinhança e a criação de um mundo oposto à violência e ao extremismo".

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoDonald TrumpIrã - PaísIslamismo

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra