Mundo

Irã anuncia prisão de suposto agente da CIA

Comunicado da agência Isna diz que o agente tinha como objetivo infiltrar-se no Ministério de Inteligência

O presidente iraniano; regime anuncia regularmente a prisão de "espiões" ou de "sabotadores" de Estados Unidos e Israel (Atta Kenare/ AFP)

O presidente iraniano; regime anuncia regularmente a prisão de "espiões" ou de "sabotadores" de Estados Unidos e Israel (Atta Kenare/ AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2011 às 10h34.

Teerã - O Irã prendeu uma pessoa "de origem iraniana" que trabalharia para a CIA com a missão de se infiltrar nos serviços secretos da República Islâmica, anunciou neste sábado a imprensa local, citando um comunicado do Ministério de Inteligência.

"Esse agente tinha como objetivo infiltrar-se no Ministério de Inteligência, para dar informações falsas e efetuar tarefas de espionagem", disse o comunicado citado pela agência Isna.

Essa pessoa - da qual não foi informada a identidade ou nacionalidade - seria "treinada pela CIA" e teria trabalhado como analista para o exército americano no Iraque e Afeganistão, segundo a mesma fonte.

Os serviços de inteligência iranianos identificaram o indivíduo quando este recebia treinamento na base americana de Bagram, no Afeganistão, e foi detido ao entrar no Irã, completou o comunicado, sem informar a data nem as circunstâncias da prisão.

O regime iraniano anuncia regularmente a prisão de "espiões" ou de "sabotadores" de Estados Unidos e Israel, seus rivais, mas em geral as autoridades se mostram muito vagas ao informar as acusações contra eles.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIraqueIrã - PaísAfeganistão

Mais de Mundo

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra

Múcio diz esperar que fronteira não vire 'trincheira' ao tratar da tensão entre EUA e Venezuela