Mundo

Irã disposto a retomar debate nuclear com potências mundiais

O país aceitou retomar as discussões com o grupo 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha

Reator nuclear iraniano: segundo Said Jalili, o país "recebe favoravelmente o retorno à mesa de negociações" (Getty Images)

Reator nuclear iraniano: segundo Said Jalili, o país "recebe favoravelmente o retorno à mesa de negociações" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2011 às 11h49.

Teerã - O Irã aceitou oficialmente nesta terça-feira retomar o debate com as grandes potências mundiais sobre sua política nuclear, em carta enviada à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

O anúncio foi feito pela rede de TV árabe Al Alam.

O embaixador do Irã em Bruxelas escreveu a resposta à carta enviada por Ashton em fevereiro, quando ela propôs o reinício das discussões com o grupo 5+1.

O grupo é composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China) e a Alemanha.

Na carta, Said Jalili comenta o tema nuclear e afirma que o país "recebe favoravelmente o retorno (das grandes potências) à mesa de negociações, com base na cooperação nos pontos comuns", informou o canal Al Alam.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaONUIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Putin diz que Otan 'trava guerra' contra a Rússia e promete 'resposta contundente' à pressão externa

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos