Mundo

Irã e AIEA terão novo encontro em 21 de maio, diz mídia

Essa seria a 10ª rodada de negociações entre as duas partes desde o início de 2012


	Usina nuclear de Bushehr, no Irã: país nega a alegação ocidental de que esteja buscando a capacidade de desenvolver armas nucleares
 (AFP/ Majid Asgaripour)

Usina nuclear de Bushehr, no Irã: país nega a alegação ocidental de que esteja buscando a capacidade de desenvolver armas nucleares (AFP/ Majid Asgaripour)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 08h55.

Dubai - Autoridades iranianas e da agência de fiscalização nuclear da ONU vão realizar uma nova rodada de negociação sobre o contestado programa nuclear do Irã em 21 de maio em Viena, informou a mídia iraniana nesta segunda-feira.

As agências de notícias Mehr e Isna não deram mais detalhes sobre a reunião. A assessoria de imprensa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não tinha qualquer comentário de imediato.

Na semana passada, uma fonte diplomática disse à Reuters que uma reunião em maio era uma possibilidade, mas que ainda não havia uma data marcada.

Essa seria a 10ª rodada de negociações entre as duas partes desde o início de 2012, até agora sem resultarem em qualquer acordo que autorize a agência da ONU a retomar sua investigação sobre as instalações nucleares iranianas.

A AIEA busca autorização para que seus inspetores retomem a investigação há bastante tempo interrompida sobre a eventual pesquisa de armas nucleares da República Islâmica.

As negociações AIEA-Irã são separadas, mas muito próximas, das negociações diplomáticas entre Teerã e seis potências mundiais sobre a questão nuclear iraniana, que buscam impedir uma guerra no Oriente Médio.

O Irã nega a alegação ocidental de que esteja buscando a capacidade de desenvolver armas nucleares, e garante que suas atividades atômicas têm como objetivo apenas gerar eletricidade.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísUsinas nucleares

Mais de Mundo

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais