Mundo

Irã promete resposta a qualquer ataque e critica "propaganda" do Ocidente

Houve um aumento das tensões desde que o governo do presidente Donald Trump retirou o país de um acordo nuclear e se comprometeu a restaurar sanções

Ali Khamenei: líder determinou que autoridades do Irã ampliem a capacidade de enriquecimento nuclear do país (Morteza Nikoubazl/Reuters)

Ali Khamenei: líder determinou que autoridades do Irã ampliem a capacidade de enriquecimento nuclear do país (Morteza Nikoubazl/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de junho de 2018 às 16h18.

Teerã - O supremo líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta segunda-feira que qualquer um que lançar um míssil contra o país "será atingido por dez" em resposta. Além disso, Khamenei minimizou os temores de um eventual ataque, qualificando isso apenas como "propaganda" do Ocidente.

Houve um aumento das tensões desde que o governo do presidente Donald Trump retirou o país de um acordo nuclear e se comprometeu a restaurar sanções, a menos que o Irã cumpra uma lista estrita de demandas.

Em discurso nesta segunda-feira, Khamenei determinou que autoridades do Irã ampliem a capacidade de enriquecimento nuclear do país. O avanço detalhado por ele em sua fala não superaria os limites estabelecidos pelo acordo nuclear, que os países europeus buscam manter.

O acordo alcançado pelo governo do ex-presidente americano Barack Obama, junto com Reino Unido, França, Alemanha, China, Rússia e Irã, retirou sanções internacionais contra o Irã, em troca de controles sobre as atividades nucleares do país. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpIrã - PaísArmas nucleares

Mais de Mundo

Deputados da França rejeitam por unanimidade o tratado UE-Mercosul

Após ataque em Washington, Trump ordena revisão de 'green cards' emitidos a 19 nacionalidades

Após golpe militar, general da Guiné-Bissau é nomeado presidente interino

Incêndio em prédio de Hong Kong dura mais de 24 horas e mata ao menos 75 pessoas