Mundo

Irã quer elevar capacidade de produção de petróleo

Atualmente, a capacidade de produção iraniana soma quatro milhões de barris diariamente

Refinaria de petróleo de Lavan, no Irã:  os países da UE decidiram nesta segunda-feira impor um embargo gradual às exportações de petróleo do país
 (Behrouz Mehri/AFP)

Refinaria de petróleo de Lavan, no Irã: os países da UE decidiram nesta segunda-feira impor um embargo gradual às exportações de petróleo do país (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2012 às 10h32.

Teerã - O Irã pretende aumentar sua capacidade de produção de petróleo para 5,2 milhões de barris por dia até 2016, afirmou o ministro do Petróleo, Rostam Ghasemi, em reportagem exibida pela TV estatal do país neste domingo.

De acordo com a matéria, seriam necessários cerca de US$ 300 bilhões de investimento para alcançar a meta. Atualmente, a capacidade de produção iraniana soma quatro milhões de barris diariamente, segundo Ghasemi.

O Irã tem se esforçado para conseguir negociar o produto devido às sanções comerciais impostas pelo Ocidente em razão de seu programa nuclear. Estados Unidos e outros países acreditam que o programa de enriquecimento de urânio tenha objetivos militares, mas o Irã nega a acusação. Segundo a Agência Internacional de Energia, as exportações de petróleo do Irã caíram para 1 milhão de barris por dia em julho, ante 1,74 milhão de barris no mês anterior. Os embarques do produto são responsáveis por 80% da receita externa do país.

Mudanças

Ontem, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, trocou dois assessores controversos de cargo, informou a agência de notícias estatal Irna. O chefe de estado Esfandiar Rahim Mashaie se tornou conselheiro e secretário-chefe do Movimento dos Países Não-Alinhados, cuja presidência o Irã assumiu no verão passado (do Hemisfério Norte). Separadamente, Ahmadinejad nomeou Mohammad Sharif Malekzadeh, ex-assessor de Mashaie, para vice-presidente de Patrimônio Cultural, Artesanato e Turismo. Ambos haviam sido alvo de críticas dentro do governo. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralIrã - PaísPetróleo

Mais de Mundo

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto; assista