Mundo

Irã vai enriquecer urânio a 20% em nova central

A novidade deve multiplicar por três a capacidade de produção do país

Usina nuclear de Natanz, no Irã: governo da França considerou o anúncio iraniano uma "provocação" (Henghameh Fahimi/AFP)

Usina nuclear de Natanz, no Irã: governo da França considerou o anúncio iraniano uma "provocação" (Henghameh Fahimi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 09h58.

Teerã - O Irã vai produzir urânio enriquecido a 20% em sua nova instalação de Fordo, perto da cidade sagrada de Qom, 150 km ao sul de Teerã, e multiplicar por três sua capacidade de produção, anunciou o diretor do programa nuclear iraniano, Fereydun Abasi Davani.

"Nós vamos transferir o enriquecimento a 20% de Natanz para a central de Fordo este ano, sob a supervisão da Agência (Internacional de Energia Atômica)", declarou Davani, segundo o site da televisão estatal.

"Nós também vamos triplicar a capacidade de produção. O enriquecimento a 20% não será interrompido em Natanz até que o nível de produção seja três vezes maior que o atual", completou.

O governo da França considerou o anúncio iraniano uma "provocação".

"Este anúncio é uma provocação, que reforça as preocupações da comunidade internacional ante a intransigência do regime iraniano", afirmou o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Bernard Valero.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEuropaFrançaInfraestruturaIrã - PaísPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca