Mundo

Iraque exige aterrissagem de avião iraniano

Autoridades da aviação civil pediram à aeronave que aterrissasse no aeroporto internacional de Bagdá e a tripulação atendeu à solicitação


	Helicóptero militar turco sobrevoa a região de Hakkari, perto da fronteira com o Iraque
 (Mustafa Ozer/AFP)

Helicóptero militar turco sobrevoa a região de Hakkari, perto da fronteira com o Iraque (Mustafa Ozer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 20h10.

Bagdá - As autoridades iraquianas obrigaram nesta terça-feira um avião de carga iraniano, que cruzava seu espaço aéreo com destino a Damasco, a aterrissar em Bagdá para registrá-lo e investigar se transportava armas ou materiais ilegais.

O porta-voz do Executivo iraquiano, Ali al Dabbagh, disse em entrevista à televisão estatal ''Al-Iraquiya'', que as autoridades da aviação civil pediram à aeronave que aterrissasse no aeroporto internacional de Bagdá e que a tripulação atendeu à solicitação.

Uma vez em solo, a aeronave foi vasculhada sem que se encontrassem armas ou outros produtos perigosos, e teve autorização para seguir voo.

O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshiyar Zebari, disse recentemente que as autoridades de seu país vão inspecionar de forma aleatória os aviões iranianos com destino à Síria para verificar se transportam armas.

A medida foi adotada depois que vários dirigentes americanos e ocidentais acusaram Bagdá de autorizar o uso de seu espaço aéreo pelo Irã para enviar armas à Síria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIraqueVeículosTransportesIrã - PaísAviões

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão