Mundo

Israel prende 55 militantes palestinos na Cisjordânia

Segundo o exército, detidos eram de várias facções palestinas armadas, e incluíam "operadores experientes"


	Cisjordânia está sob influência do presidente palestino apoiado pelos EUA, Mahmoud Abbas, porém muitos habitantes são simpáticos ao grupo rival, o Hamas
 (Marko Djurica/Reuters)

Cisjordânia está sob influência do presidente palestino apoiado pelos EUA, Mahmoud Abbas, porém muitos habitantes são simpáticos ao grupo rival, o Hamas (Marko Djurica/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 07h59.

Jerusalém - Forças israelenses prenderam 55 suspeitos militantes palestinos na Cisjordânia nesta quinta-feira, informou o Exército, citando a necessidade de sufocar o território ocupado após um cessar-fogo que encerrou oito dias de confrontos na Faixa de Gaza.

Os detidos eram de várias facções palestinas armadas, e incluíam "operadores experientes", disse o Exército em um comunicado, acrescentando que "continuaria a manter a ordem... e evitar a infiltração de terroristas nas comunidades israelenses." A Cisjordânia está sob influência do presidente palestino apoiado pelos EUA, Mahmoud Abbas, porém muitos de seus habitantes são simpáticos ao movimento rival Hamas, que governa Gaza e rejeita qualquer paz permanente com o Estado judeu.

Israel lançou uma ofensiva aérea contra o Hamas e outras facções de Gaza no dia 14 de novembro, com o objetivo declarado de parar com os ataques de foguetes palestinos contra cidades israelenses. Os lados acordaram com um cessar-fogo mediado pelo Egito na quarta-feira à noite.

Durante os embates, dois palestinos foram mortos durante uma manifestação anti-Israel na Cisjordânia, que se tornou um confronto entre manifestantes e o Exército. Uma bomba que explodiu em um ônibus de Tel Aviv ferindo 15 pessoas na quarta-feira elevou a possibilidade de que palestinos tivesse partido da região próxima da Cisjordânia para realizar o ataque.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelPalestina

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia