Mundo

J&J faz primeiro teste em humanos de vacina contra ebola

Estudos de fase I são realizados pelo Oxford Vaccine Group da universidade britânica de Oxford

O grupo farmacêutico americano Johnson & Johnson anunciou ter realizado os primeiros testes em humanos de uma possível vacina contra o ebola (Francisco Leong/AFP)

O grupo farmacêutico americano Johnson & Johnson anunciou ter realizado os primeiros testes em humanos de uma possível vacina contra o ebola (Francisco Leong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2015 às 10h16.

Nova York - O grupo farmacêutico americano Johnson & Johnson anunciou nesta terça-feira ter realizado os primeiros testes em humanos de uma possível vacina contra a febre hemorrágica ebola, que já deixou 8.100 mortos na África.

"Os primeiros voluntários receberam sua dose inicial", disse a J&J em um comunicado.

Estes estudos de fase I (a primeira das três pelas quais uma vacina deve passar antes de sua comercialização) são realizados pelo Oxford Vaccine Group da universidade britânica de Oxford.

O grupo americano, um dos mais avançados na luta contra o ebola, havia anunciado no fim de outubro ter investido 200 milhões de dólares para acelerar a produção da vacina.

Os estudos de fase I, que englobam um número reduzido de pessoas (72 voluntários nesse caso) servem essencialmente para verificar que uma vacina é segura e bem tolerada.

Mas a J&J não planeja se limitar a esta fase e cogita acelerar o processo e a partir de abril ampliar os estudos a um universo muito mais amplo.

Já produziu mais de 400.000 doses da vacina e prevê fabricar 2 milhões este ano, o que significa uma aceleração do cronograma anunciado em outubro.

Se for necessário, o grupo disse estar em condições de elevar sua produção a cinco milhões de doses em um prazo de 12 a 18 meses.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEmpresasEmpresas americanasEpidemiasJohnson & JohnsonVacinas

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site