Mundo

Japão aprova Orçamento de emergência por terremoto

O prejuízo por danos pós-terremoto é estimado em US$ 300 bilhões

Partidos de oposição apoiaram a rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês (Paula Bronstein/Getty Images)

Partidos de oposição apoiaram a rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2011 às 08h58.

Tóquio - O Parlamento do Japão aprovou nesta segunda-feira um Orçamento emergencial de 50 bilhões de dólares em razão do terremoto e do tsunami do mês passado, quantia que ajudará o país a fazer as maiores obras públicas em seis décadas.

O custo total dos danos causados pelo desastre é estimado em 300 bilhões de dólares e o Orçamento de 4 trilhões de ienes será seguido por mais pacotes de gastos para reconstrução.

Os partidos de oposição apoiaram a primeira rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês e construir moradias temporárias.

Mas chegar a um acordo sobre os próximos pacotes pode ser mais difícil, pois o financiamento deve envolver uma mistura de aumentos de impostos e empréstimos nos mercados de bônus, sendo que o Japão já enfrenta uma dívida pública que é o dobro da economia de 5 trilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapão

Mais de Mundo

Falaria com Trump no corredor da ONU se eu fosse presidente, diz Temer ao defender diálogo

França reconhece Estado palestino às vésperas da Assembleia Geral da ONU

Trump fará reuniões com Zelensky e Milei na ONU, e participará de cúpula sobre Gaza

Secretário do Tesouro dos EUA compara Alexandre de Moraes e mulher ao casal Bonnie e Clyde