Mundo

Japão aprova Orçamento de emergência por terremoto

O prejuízo por danos pós-terremoto é estimado em US$ 300 bilhões

Partidos de oposição apoiaram a rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês (Paula Bronstein/Getty Images)

Partidos de oposição apoiaram a rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2011 às 08h58.

Tóquio - O Parlamento do Japão aprovou nesta segunda-feira um Orçamento emergencial de 50 bilhões de dólares em razão do terremoto e do tsunami do mês passado, quantia que ajudará o país a fazer as maiores obras públicas em seis décadas.

O custo total dos danos causados pelo desastre é estimado em 300 bilhões de dólares e o Orçamento de 4 trilhões de ienes será seguido por mais pacotes de gastos para reconstrução.

Os partidos de oposição apoiaram a primeira rodada de gastos para financiar obras como remover destroços no nordeste japonês e construir moradias temporárias.

Mas chegar a um acordo sobre os próximos pacotes pode ser mais difícil, pois o financiamento deve envolver uma mistura de aumentos de impostos e empréstimos nos mercados de bônus, sendo que o Japão já enfrenta uma dívida pública que é o dobro da economia de 5 trilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotos

Mais de Mundo

Tarifaço de Trump deve provocar impacto similar ao da Covid nos EUA

Presidência brasileira do Brics pede 'retirada total' das forças israelenses de Gaza

Trump quebra protocolos e volta a pedir anexação do Canadá no dia das eleições

Apagão na Espanha e Portugal gera caos, paralisa trens e leva a corrida por rádios de pilha