Mundo

Japão protesta contra visita de coreanos a ilhas disputadas

Um grupo de legisladores sul-coreanos visitou as ilhas Takeshima, conhecidas como Dokdo por Seul e objeto de disputa entre os dois países


	Ilhas Takeshima: a tensão com a Coreia do Sul representa uma nova frente para o Japão, que vive um de seus piores momentos diplomáticos com a China devido a outra disputa territorial
 (Lombroso/ Wikimedia Commons)

Ilhas Takeshima: a tensão com a Coreia do Sul representa uma nova frente para o Japão, que vive um de seus piores momentos diplomáticos com a China devido a outra disputa territorial (Lombroso/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 09h27.

Tóquio - O governo do Japão encaminhou nesta terça-feira uma carta protesto à Coreia do Sul por causa da visita de um grupo de legisladores sul-coreanos às ilhas Takeshima, conhecidas como Dokdo por Seul e objeto de uma disputa territorial entre ambos os países.

O protesto por parte dos japoneses veio à tona depois que um grupo de 15 deputados da Coreia do Sul se dirigiu de helicóptero até as citadas ilhas, situadas no Mar do Japão (Mar do Leste) e formalmente controladas por Seul, para realizar uma "inspeção parlamentar".

O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Chikao Kawai, encaminhou o protesto ao embaixador sul-coreano em Tóquio, Shin Kak Soo, e ressaltou que o Japão considera a visita dos deputados um fato "extremamente lamentável".

A tensão diplomática com a Coreia do Sul representa uma nova frente para o Japão, que, por sua vez, vive um de seus piores momentos diplomáticos com a China por causa de outra disputa territorial, relacionada às ilhas Senkaku/Diaoyu, situadas no Mar da China Oriental e reivindicada por ambos os países e também Taiwan.

O pequeno arquipélago Senkaku/Diaoyu se encontra desabitado e administrado pelo Japão, enquanto as ilhas Dokdo/Takeshima estão formalmente controladas pela Coreia do Sul, que mantém um destacamento da Guarda Litorânea posicionado no local.

A tensão entre Coreia do Sul e Japão se intensificou em meados de agosto, quando o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, fez uma visita sem precedentes a essas ilhotas, o que gerou um contundente protesto de Tóquio.

Desde então, os laços bilaterais do Japão com a Coreia do Sul permanecem desgastados, assim como as relações com a China, onde o conflito territorial em relação às ilhas Senkaku/Diaoyu provocou uma onda de protestos, incluindo alguns ataques a interesses e cidadãos japoneses. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do SulDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics