Mundo

Jerusalém aprova projeto para construção de bairro árabe

A Prefeitura de Jerusalém aprovou um projeto para a construção de um bairro árabe em Jerusalém Oriental, após anos de forte resistência


	Jerusalém Oriental: projeto havia sido apresentado à Prefeitura há mais de 5 anos
 (Ahmad Gharabli/AFP/AFP)

Jerusalém Oriental: projeto havia sido apresentado à Prefeitura há mais de 5 anos (Ahmad Gharabli/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 10h05.

Jerusalém - A Prefeitura de Jerusalém aprovou um projeto para a construção de um bairro árabe em Jerusalém Oriental, após anos de forte resistência por parte dos setores ultranacionalistas, que pretendem aumentar a presença judaica no mesmo local em que os palestinos reivindicam como capital.

A Comissão de Planejamento e Construção Local do consistório decidiu iniciar o projeto ontem, enquanto o primeiro passo para a construção do bairro Arav al Swahara é a criação de 2.500 casas distribuídas entre 150 hectares de terreno, afirmou nesta quinta-feira à Agência Efe Pepe Alalo, vereador do partido pacifista Meretz em Jerusalém.

O projeto havia sido apresentado à Prefeitura há mais de cinco anos, embora acabasse barrado por membros de direita, que também costumavam impedir a análise inicial da construção.

Já os cidadãos palestinos abriram requerimento à Suprema Corte israelense com o objetivo de que o projeto fosse analisado.

Após o pedido da população, o prefeito se viu obrigado a estudar o projeto e acabou submetendo-o a votação.

Alalo lamentou que, mesmo com esse "sinal verde" para a construção do bairro, "os setores direitistas tentarão se encarregar de diminuir o número de casas e de atrasar o início das obras".

No entanto, segundo a fonte, essa medida supõe um "passo positivo" e explicou que o plano geral é criar o bairro próximo à aldeia palestina de Tzur Baher e ao bairro judaico de Talpiot, ambos em território israelense.

O prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, elogiou a decisão e disse que "o planejamento do bairro em Jerusalém Oriental feito pela prefeitura é uma clara representação da soberania de Israel sobre todas as outras cidades e reforça a unidade de Jerusalém".

Acompanhe tudo sobre:Oriente MédioIsraelConflito árabe-israelenseJerusalém

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares