Mundo

Justiça do Paquistão ordena comparecimento de Musharraf

O ex-presidente foi convocado para uma audiência no Tribunal Supremo do país para esclarecer as acusações de traição


	Pervez Musharraf fala à imprensa em Karachi: ele é acusado de impor o estado de exceção após o golpe que o levou ao poder em 1999
 (Asif Hassan/AFP)

Pervez Musharraf fala à imprensa em Karachi: ele é acusado de impor o estado de exceção após o golpe que o levou ao poder em 1999 (Asif Hassan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 08h55.

Islamabad - A justiça paquistanesa ordenou nesta segunda-feira que o ex-presidente Pervez Musharraf compareça na terça-feira ao Tribunal Supremo do país, para uma audiência sobre as acusações de traição.

Advogados paquistaneses querem a abertura de processo contra Musharraf por ter "traído" a Constituição ao impor o estado de exceção após o golpe que o levou ao poder em 1999.

Musharraf, que governou o país de 1999 até a renúncia em 2008, retornou ao Paquistão em 24 de março, depois de quatro anos de exílio em Londres e Dubai.

O ex-presidente pretende disputar as eleições legislativas de 11 de maio por quatro circunscrições, o que é permitido pela legislação paquistanesa.

A justiça congelou temporariamente as ordens de prisão emitidas contra Musharraf por suposta responsabilidade nos assassinatos do líder separatista da província instável de Baluchistão Akbar Bugti em 2006 e de Benazir Bhutto em 2007, e pela destituição ilegal de juízes no mesmo ano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPaquistãoJustiça

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA