Mundo

Justiça espanhola veta extradição de ex-funcionário do HSBC

Hervé Falciani é acusado de roubar dados bancários que permitiram descobrir milhares de fraudadores fiscais


	Hervé Falciani: os arquivos de Falciani permitiram descobrir 659 contas na Suíça apenas de clientes espanhóis e 200 bilhões de fraudes fiscais na Europa
 (Valery Hache/AFP)

Hervé Falciani: os arquivos de Falciani permitiram descobrir 659 contas na Suíça apenas de clientes espanhóis e 200 bilhões de fraudes fiscais na Europa (Valery Hache/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 11h06.

Madri - A Justiça espanhola rejeitou nesta quarta-feira um pedido da Suíça para extraditar o ex-técnico de informática do banco HSBC Hervé Falciani, acusado de roubar dados bancários que permitiram descobrir milhares de fraudadores fiscais.

O tribunal da Audiência Nacional de Madri declarou "a improcedência da extradição solicitada" de Falciani, detido em Barcelona em julho de 2012.

Em liberdade condicional desde dezembro e sob fortes medidas de proteção policial, Falciani, de nacionalidade franco-italiana, era procurado pela justiça suíça por roubo de informação, revelação de segredo industrial ou comercial e violação da lei geral de bancos.

Segundo o tribunal, "a tipificação penal da autoridade judicial suíça como base da extradição (...) excede a que poderia ser feita segundo o direito espanhol, no sentido em que não existe proteção penal específica do sigilo bancário no país".

Os arquivos de Falciani permitiram descobrir 659 contas na Suíça apenas de clientes espanhóis e 200 bilhões de fraudes fiscais na Europa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosEuropaPiigsFinançasEspanhaEmpresas inglesasHSBC

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA