Mundo

Kerry abordará programa nuclear com ministro do Irã

O secretário de Estado americano vai se reunir com o chanceler do Irã no sábado, para abordar o programa nuclear iraniano


	O secretário de Estado americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammas Javad Zarif: Kerry tentará um acordo
 (Rick Wilking/Reuters)

O secretário de Estado americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammas Javad Zarif: Kerry tentará um acordo (Rick Wilking/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 21h58.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, se reunirá no sábado na Alemanha com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Yavad Zarif, para abordar as conversas sobre o programa nuclear iraniano, informaram nesta quinta-feira fontes do governo americano.

Durante a 51ª Conferência de Segurança que será realizada em Munique de 6 a 8 de fevereiro, Kerry, que já chegou à cidade alemã, terá também um encontro bilateral à margem da reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov.

'(Kerry) terá uma série de reuniões bilaterais (...) com o ministro das Relações Exteriores Lavrov, com o ministro das Relações Exteriores Zarif e com outros', disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, em sua entrevista coletiva diária.

Fontes oficiais americanas citadas pelos meios de comunicação locais asseguraram que a reunião com Zarif vai acontecer no sábado e nela Kerry tentará conseguir um acordo sobre as negociações a respeito do programa nuclear iraniano.

Em janeiro, Kerry e Zarif se reuniram em duas ocasiões em Paris e em Genebra para dar seguimento às conversas sobre o programa nuclear que o Irã realiza com o chamado Grupo 5+1, composto pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) e a Alemanha.

Ambas partes se deram como prazo até o próximo mês de julho para alcançar um acordo que encerre quase 11 anos de litígios.

A comunidade internacional teme que, sob o guarda-chuva de um programa nuclear civil, o Irã ambicione desenvolver armamento atômico, algo que Teerã sempre negou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísJohn KerryPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Chefe de gabinete nega no Congresso ligação de Milei com 'criptogate'

EUA atacou mais de mil alvos no Iêmen desde meados de março, diz Pentágono

EUA ameaça jogar a toalha sobre guerra na Ucrânia

Em novo ataque à presidência do Fed, Trump diz saber mais sobre juros do que Powell