Mundo

Kerry diz esperar decisões rápidas de Obama sobre o Iraque

Para secretário de Estado, presidente deve decidir rapidamente quais próximos passos o país dará para ajudar a combater avanço da insurgência islâmica no Iraque


	John Kerry: "Estou confiante em que os EUA se movam rapidamente e de forma eficaz"
 (Jim Bourg/AFP)

John Kerry: "Estou confiante em que os EUA se movam rapidamente e de forma eficaz" (Jim Bourg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 12h00.

Londres - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse nesta sexta-feira esperar que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decida rapidamente quais os próximos passos o país dará para ajudar a combater o avanço implacável da insurgência islâmica no Iraque.

"Dada a gravidade da situação, eu antecipo que haverá decisões em tempo hábil do presidente em relação a esse desafio", disse Kerry a repórteres em uma entrevista coletiva com o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.

"Estou confiante em que os EUA se movam rapidamente e de forma eficaz para se juntar aos nossos aliados para lidar com esse desafio", acrescentou Kerry.

Obama disse na quinta-feira que estava considerando "todas as opções" para apoiar o governo central do Iraque, dominado pelos muçulmanos xiitas, que assumiu o controle total do país quando a ocupação dos EUA acabou em 2011, oito anos após a invasão de 2003, que derrubou Saddam Hussein.

Kerry disse também que o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, deveria fazer mais para colocar de lado as diferenças sectárias em seu país.

"O primeiro-ministro Maliki e todos os líderes iraquianos precisam fazer mais para colocar de lado as diferenças sectárias", disse Kerry, aludindo às queixas ocidentais de longa data de que o primeiro-ministro xiita tem feito pouco para acabar com as rixas com a minoria sunita, que ficou fora do poder desde a morte de Saddam e anseia por vingança.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)IraqueJohn KerryPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones