Mundo

Kerry diz que oposição ucraniana tem todo apoio de Obama

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que a oposição tem todo o apoio do presidente americano


	Homem em barricada perto do local de conflitos em Kiev: "têm todo o apoio do presidente Obama e do povo americano por seus esforços e coragem", disse Kerry
 (David Mdzinarishvili/Reuters)

Homem em barricada perto do local de conflitos em Kiev: "têm todo o apoio do presidente Obama e do povo americano por seus esforços e coragem", disse Kerry (David Mdzinarishvili/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 12h35.

Berlim - O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, pediu nesta sexta-feira que o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, dê "passos sérios" para se chegar a uma solução política no país e disse que a oposição tem "todo o apoio" do presidente americano, Barack Obama.

Em entrevista concedida em Berlim após se reunir com o ministro das Relações Exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, Kerry convocou o governo de Kiev e a oposição a retomarem o "diálogo político".

De acordo com Kerry, as ofertas de Yanukovich "ainda não alcançaram uma dimensão suficiente para que a oposição tenha a impressão de que pode se sentar legitimamente na mesa de negociações" com as autoridades.

Kerry, que deve se encontrar com os líderes opositores ucranianos Vitali Klitshko e Arseni Yatseniuk durante a Conferência de Segurança de Munique, quis deixar claro o apoio de Washington aos cidadãos que se manifestam nas ruas de Kiev.

"Minha mensagem é que têm todo o apoio do presidente Obama e do povo americano por seus esforços e coragem", declarou.

O ministro de Relações Exteriores alemão também exigiu novos passos de Yanukovich para resolver o conflito ao considerar que o país está "longe de uma solução política".

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrises em empresasJohn KerryPersonalidadesPolíticosUcrânia

Mais de Mundo

Governo 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site