Mundo

Khodorkovsky se oferece como mediador na crise da Ucrânia

Aos 50 anos, Khodorkovsky já foi o homem mais rico da Rússia e vive atualmente em um hotel de Zurique, depois de ser libertado em dezembro


	Ex-magnata do petróleo e opositor russo Mikhail Khodorkovsky: proposta de mediação aconteceu em contexto de intensificação da crise entre Ucrânia e Rússia
 (Alexander Nemenov/AFP)

Ex-magnata do petróleo e opositor russo Mikhail Khodorkovsky: proposta de mediação aconteceu em contexto de intensificação da crise entre Ucrânia e Rússia (Alexander Nemenov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 17h10.

O ex-magnata do petróleo russo, Mikhail Khodorkovsky, que passou um década em uma prisão da Rússia, se ofereceu nesta segunda-feira para viajar à Ucrânia para tentar ajudar a resolver a crise entre Kiev e Moscou.

"Declaro que estou pronto para viajar a qualquer lugar da Ucrânia em qualquer momento a convite de um responsável para ajudar a evitar um derramamento de sangue" nesse país, declarou Khodorkovsky em um comunicado.

Ele afirmou que acredita que "a presença de indivíduos independentes e conhecidos internacionalmente na Ucrânia poderia ajudar a prevenir o agravamento do conflito" nessa região.

Aos 50 anos, Khodorkovsky já foi o homem mais rico da Rússia e vive atualmente em um hotel de Zurique, depois de ser libertado em dezembro.

A proposta de mediação de Khodorkovsky aconteceu em um contexto de intensificação da crise entre Ucrânia e Rússia, após as acusações de Kiev de que Moscou enviou tropas à Crimeia, uma península estratégica no Mar Negro, povoada por uma maioria de pessoas que fala russo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaCrise políticaDiplomaciaUcrânia

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista