Mundo

Kiev afirma que Putin está pronto para atacar a Ucrânia

"O alvo de Putin não é a Crimeia, mas toda a Ucrânia", declarou neste domingo secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa ucraniano Andrei Parubi.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2014 às 11h02.

As tropas russas de Vladimir Putin estão preparadas para atacar a Ucrânia "a qualquer momento", declarou neste domingo o secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa ucraniano, Andrei Parubi.

"O alvo de Putin não é a Crimeia, mas toda a Ucrânia (...) Suas tropas mobilizadas na fronteira estão preparadas para atacar a qualquer momento", declarou Parubi diante de milhares de pessoas no centro de Kiev.

"O invasor pode cruzar a fronteira em qualquer dia. Na imaginação maníaca de Putin, a Ucrânia deve fazer parte da Rússia", acrescentou.

Cerca de cinco mil pessoas estavam na Maidan, a Praça da Independência do centro da capital ucraniana, segundo um jornalista da AFP. Cartazes com as frases "Otan" e "Fora Putin!" eram exibidas.

Já o Ministério russo da Defesa indicou neste domingo que vai respeitar os acordos relativos ao número de tropas nas zonas na fronteira com a Ucrânia.

"O Ministério russo da Defesa respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de tropas nas regiões fronteiriças", declarou o vice-ministro da Defesa Anatoli Antonov, citado pela agência Ria Novosti.

Segundo ele, esta questão foi levantada em diversas oportunidades durante conversas por telefone entre o ministro russo da Defesa, Serguei Choigu e seus homólogos americano Chuck Hagel e ucraniano Igor Teniukh.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher