Mundo

Coreia do Norte diz que miniaturizou ogivas nucleares

Com a técnica, é possível colocar as ogivas em mísseis balísticos, o que facilitaria um ataque nuclear


	O líder norte-coreano Kim Jong Un: militares norte-americanos acreditam que é possível que a Coreia do Norte tenha conhecimento para concretizar ameaças de ataque.
 (REUTERS/KCNA)

O líder norte-coreano Kim Jong Un: militares norte-americanos acreditam que é possível que a Coreia do Norte tenha conhecimento para concretizar ameaças de ataque. (REUTERS/KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2016 às 22h15.

O líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, anunciou que seus cientistas conseguiram miniaturizar com êxito ogivas nucleares que podem ser colocadas em mísseis balísticos e, assim, conseguir uma "verdadeira" dissuasão - informou a agência oficial de notícias KCNA nesta quarta-feira.

"As ogivas nucleares foram padronizadas para serem colocadas em mísseis balísticos, graças à sua miniaturização", destacou Kim, durante uma reunião com especialistas e técnicos nucleares, relatou a agência.

"Isso pode ser chamado de um verdadeiro elemento de dissuasão nuclear", disse Kim, ainda de acordo com a KCNA.

Os comentários de Kim foram feitos um dia depois de a poderosa Comissão Nacional de Defesa norte-coreana ter evocado a possibilidade de um "ataque nuclear preventivo em nome da justiça" contra a Coreia do Sul e contra os Estados Unidos, em resposta às manobras militares iniciadas por esses países na segunda-feira.

Os especialistas se dividem sobre se Pyongyang foi realmente capaz de miniaturizar suas armas nucleares para conseguir colocá-las nas ogivas de seus mísseis. Vários oficiais americanos de alta patente acreditam que isso é possível.

As maiores dúvidas recaem sobre a principal capacidade do regime norte-coreano para poder dirigir mísseis balísticos no reingresso na atmosfera, algo indispensável caso queira lançar um ataque contra território continental americano.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaTestes nuclearesDiplomaciaKim Jong-un

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk