Mundo

Lava e cinza do vulcão Etna provocam fechamento de aeroporto na Itália

Atividade vulcânica interrompeu transporte aéreo na cidade de Catânia

Se a atividade do Etna não voltar a aumentar, as autoridades esperam reabrir o aeroporto (Mario Tama/Getty Images)

Se a atividade do Etna não voltar a aumentar, as autoridades esperam reabrir o aeroporto (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2011 às 06h07.

Roma - O vulcão Etna, no nordeste da ilha italiana da Sicília, o mais ativo da Europa, intensificou sua atividade nas últimas horas e expeliu por uma de suas crateras grande quantidade de lava e cinza, provocando o fechamento do aeroporto internacional de Catânia.

Durante toda a madrugada o Etna lançou pela cratera sudeste grande quantidade de lava e de cinza, que alcançaram a cidade de Catânia, a segunda maior da Sicília, e o seu aeroporto.

No início da manhã desta quinta-feira, a agência de aviação civil italiana (Enac) e a sociedade que administra o aeroporto de Fontanarossa decidiram fechar o aeroporto como medida de segurança, enquanto sete máquinas começaram a varrer as pistas para retirar a cinza.

Desde que a atividade do Etna não volte a aumentar, as autoridades esperam reabrir o aeroporto de Catânia ao meio-dia (horário local).

A situação do Etna está voltando à "normalidade", segundo os especialistas, mas vem sendo acompanhada com atenção pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transportePaíses ricosDesastres naturaisEuropaItáliaPiigsAviaçãoVulcõesTransportesAeroportos

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos