Mundo

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia

Ministro das Relações Exteriores do país disse que se Washington levar em conta os interesses do país, o diálogo não será inútil, será produtivo

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 14h05.

Última atualização em 26 de dezembro de 2024 às 14h30.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta quinta-feira que cabe aos Estados Unidos darem o “primeiro passo” para restabelecer o diálogo com a Rússia.

“Os americanos interromperam o diálogo, então cabe a eles darem o primeiro passo”, disse Lavrov em uma entrevista coletiva.

Ele acrescentou que, se os sinais vindos da equipe do presidente eleito, Donald Trump, sobre a restauração do diálogo interrompido pelos EUA após o início da guerra na Ucrânia forem sérios, a Rússia responderá de acordo.

“Vemos, é claro, os sinais da equipe de (Donald) Trump sobre o interesse em retomar o diálogo, e isso é absolutamente racional e normal”, disse Lavrov.

Ele enfatizou que Moscou espera, por enquanto, qual política o governo Trump, que assumirá o poder em 20 de janeiro, formulará em relação à Rússia.

“Se Washington levar em conta nossos interesses, o diálogo não será inútil, será produtivo. Se nossos interesses não forem levados em conta, tudo continuará como está”, advertiu.

Acompanhe tudo sobre:RússiaEstados Unidos (EUA)PolíticaDiplomacia

Mais de Mundo

'Papai Noel chegou cedo' para Lula — e presente veio de Trump, diz jornal dos EUA sobre 'tarifaço'

Trump, Musk e Clinton: o que se sabe sobre os 'arquivos Epstein'

Suíça tem mais vagas em bunkers do que habitantes; entenda o motivo

União Europeia corre para fechar acordo comercial com os EUA antes de tarifa de 30%