Mundo

Letônia terá pela primeira vez uma primeira-ministra

A candidatura de Straujuma ao cargo de primeiro-ministro foi apresentada pelo maior partido letão, Unidade


	Letônia: a República se tornou no último dia 1º o 18º membro da UE que assume o euro como moeda, apesar dos receios da população
 (Wikimedia Commons)

Letônia: a República se tornou no último dia 1º o 18º membro da UE que assume o euro como moeda, apesar dos receios da população (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 16h08.

Vilnius - O presidente da Letônia, Andris Berzins, indicou para o cargo de primeira-ministra, Laimdota Straujuma, atual ministra de Agricultura da Letônia, primeira mulher a ser assumir o posto na história da república báltica.

"Após avaliar a experiência profissional de Laimdota Straujuma e seu positivo trabalho em cargos executivos, proponho que forme o novo gabinete de ministros", disse Berzins.

A candidatura de Straujuma ao cargo de primeiro-ministro foi apresentada pelo maior partido letão, Unidade, e ainda deve receber o respaldo do parlamento nacional.

A independente Straujuma, de 62 anos, entrou nas fileiras dessa formação governista só no fim de semana passado.

O até agora primeiro-ministro, Valdis Dombrovskis, líder de Unidade, anunciou no final de novembro passado a renúncia após a trágica queda dias antes de um centro comercial em Riga que deixou 54 mortos.

Dombrovskis era o único político na história contemporânea do país báltico que tinha ocupado o cargo de chefe do executivo em três legislaturas distintas.

Esse acidente é considerado a maior tragédia na história contemporânea da Letônia desde sua independência da União Soviética em 1991.

Letônia se tornou no último dia 1º o 18º membro da União Europeia que assume o euro como moeda, apesar dos receios da população, dividida sobre a conveniência desta passagem.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaUnião EuropeiaLetônia

Mais de Mundo

ONU acusa Rússia de cometer crime contra a humanidade com deportações de civis

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel

Aeroporto de Bruxelas cancela metade dos voos após ataque cibernético

Ministro espanhol pede urgência na ratificação do acordo UE-Mercosul: 'não há desculpas para adiar'