Mundo

Líder da oposição síria pede apoio de árabes a intervenção

Na cúpula da Liga Árabe no Cairo, líder da Coalizão Nacional Síria convidou os países participantes a impedir que "exército de assassino mate um povo desarmado"

Obama discute estratégia para a Síria: os países árabes estão divididos sobre apoiar ou não a intervenção militar internacional anunciada pelo presidente dos EUA (Getty Images/Pete Souza/White House)

Obama discute estratégia para a Síria: os países árabes estão divididos sobre apoiar ou não a intervenção militar internacional anunciada pelo presidente dos EUA (Getty Images/Pete Souza/White House)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2013 às 16h16.

Cairo - O líder da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), Ahmad Yarba, pediu neste domingo que os países árabes apóiem uma intervenção militar contra o regime de Bashar al Assad.

Na cúpula da Liga Árabe no Cairo, Yarba convidou os países participantes a impedir que 'o exército de um assassino que utiliza 'shabiha' (assassinos de aluguel) e mercenários mate um povo desarmado'.

'Tudo o que peço agora é o apoio árabe a uma operação internacional contra a máquina de assassinatos e destruição, um apoio a uma intervenção militar em favor do povo sírio', disse o opositor.

Para isso, o líder da CNFROS reivindicou que os países-membros da Liga Árabe ponham fim a 'a injustiça contra o povo sírio após a intervenção do Irã e das milícias (do Hezbollah)', e que permitam 'ao Exército Livre Sírio (ELS) e ao povo sírio limpar o país'.

'O mínimo que o povo sírio espera de vocês é que tenham uma postura diferente, acima da agenda do Ocidente', instigou Yarba.

Os países árabes estão divididos sobre apoiar ou não a intervenção militar internacional anunciada ontem por Obama, que primeiro buscará a autorização do Congresso americano, em recesso até dia 9 de setembro.

A Arábia Saudita considera que é o momento de adotar 'uma medida firme' contra o regime sírio, enquanto o Egito rejeitou uma ação militar deste tipo. 

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadOriente MédioPolíticosSíria

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica