Mundo

Líder deposto da busca refúgio em Camarões

O presidente da da República Centro-Africana, François Bozizé fugiu do país após rebeldes terem tomado a capital Bangui


	Presidente centro-africano, François Bozizé: o domínio dos rebeldes ocorreu depois de três dias de confrontos para derrubar Bozizé, a quem os rebeldes acusam de não respeitar os acordos de paz.
 (©afp.com / Sia Kambou)

Presidente centro-africano, François Bozizé: o domínio dos rebeldes ocorreu depois de três dias de confrontos para derrubar Bozizé, a quem os rebeldes acusam de não respeitar os acordos de paz. (©afp.com / Sia Kambou)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2013 às 12h56.

Brasília – Deposto ontem (24) da Presidência da República Centro-Africana, François Bozizé fugiu do país em direção a Camarões. Ele deixou o país, após rebeldes terem tomado a capital Bangui. A presença de Bozizé em Camarões foi confirmada em comunicado oficial. O domínio dos rebeldes ocorreu depois de três dias de confrontos sob liderança da coligação chamada de Seleka para derrubar Bozizé, a quem acusam de não respeitar os acordos de paz.

Para analistas internacionais, a iniciativa dos rebeldes caracteriza um golpe de Estado na República Centro-Africana. O líder dos rebeldes, Michel Djotodia, autoproclamou-se presidente do país e afirmou que vai respeitar os acordos de paz assinados em janeiro, em Libreville. Bozizé está em Camarões, mas a família dele foi recebida na República Democrática do Congo.

A União Africana (UA) anunciou hoje (25) a suspensão da República Centro-Africana da organização e impôs sanções a sete responsáveis do movimento Seleka. Os rebeldes estão proibidos de viajar para vários países africanos e terão os bens congelados.

A história política da República Centro-Africana é conturbada e marcada pela instabilidade. Ex- colônia da França, tornou-se independente em 1960. Em 1976, o então presidente Jean-Bédel Bokassa se declarou imperador. Foi deposto em meio a denúncias de violações de direitos humanos. Em 1979, o país voltou a ser uma República e o governo civil foi restaurado em 1986.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCamarões

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher