Mundo

Líderes muçulmanos se reunirão na Turquia após ação de Trump

Encontro começou a ser organizado após a decisão do presidente americano de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel

Donald Trump: decisão do presidente americano sobre Israel causou reações na comunidade muçulmana (Isaac Brekken/Getty Images)

Donald Trump: decisão do presidente americano sobre Israel causou reações na comunidade muçulmana (Isaac Brekken/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 11h01.

Jerusalém - O porta-voz do governo da Turquia, Ibrahim Kalin, disse que o presidente Recep Tayyip Erdogan está convidando líderes dos membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) para uma reunião extraordinária para discutir o status de Jerusalém na próxima semana.

Kalin disse a repórteres nesta quarta-feira que a reunião, prevista para 13 de dezembro, dará oportunidade aos líderes dos países muçulmanos para que atuem em conjunto e se coordenem após um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde ele deve anunciar que reconhece Jerusalém como a capital de Israel.

Kalin também afirmou que o país pede que o governo dos EUA "se afaste imediatamente desse grave erro que praticamente eliminará o frágil processo de paz no Oriente Médio". Na terça-feira, Erdogan comentou que Jerusalém era uma "linha vermelha" para os muçulmanos e poderia levar a Turquia a cortar os laços diplomáticos com Israel. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpTurquiaMuçulmanosPalestinaIsraelConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Número de mortos por inundações na Ásia passa dos 900

Suíços votam contra imposto de 50% sobre altas heranças em referendo

Hamas afirma que Israel já violou cessar-fogo quase 600 vezes

Inundações deixam 442 mortos na Indonésia; número deve aumentar