Mundo

Liga Árabe propõe retirada de tanques das ruas da Síria e diálogo

O regime de Bashar al-Assad há mais de sete meses reprime de maneira violenta o movimento de protesto popular

Segundo o secretário-geral da organização, Nabil al  Arabi, o plano árabe também defende o "início de um diálogo entre todos os componentes da oposição e do regime"
 (Karim Jaafar/AFP)

Segundo o secretário-geral da organização, Nabil al Arabi, o plano árabe também defende o "início de um diálogo entre todos os componentes da oposição e do regime" (Karim Jaafar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2011 às 08h38.

Doha - A Liga Árabe propôs nesta segunda-feira, em um plano apresentado a Damasco, o fim imediato da violência, a retirada dos tanques das ruas da Síria e um diálogo com a oposição no Cairo, anunciou o secretário-geral da organização, Nabil al Arabi.

Um comitê ministerial da Liga Árabe aguardava nesta segunda-feira em Doha uma resposta ao plano do regime de Bashar al-Assad, que há mais de sete meses reprime de maneira violenta o movimento de protesto popular.

O plano árabe prevê "a retirada dos tanques e o fim imediato da violência para enviar uma mensagem de tranquilidade às ruas da Síria", disse Arabi.

O documento também defende o "início no Cairo de um diálogo nacional entre todos os componentes da oposição e do regime", que até o momento tem sido reticente à ideia de um diálogo com a oposição no exterior.

A ideia de um diálogo nacional foi apresentada na semana passada durante um encontro em Damasco entre Assad e o comitê ministerial árabe, liderado pelo primeiro-ministro do Qatar, xeque Hamad Ben Jasem Al Thani.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaProtestosSíriaJustiçaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Putin receberá enviado de Trump para discutir fim da guerra na Ucrânia

Hong Kong prende 13 pessoas após incêndio que deixou 151 mortos

Enchentes em países da Ásia já deixam mais de mil mortos

Honduras: candidato apoiado por Trump lidera votação presidencial