Mundo

Londres pode ter primeiro prefeito muçulmano

Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson


	Sadiq Khan: apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson
 (Paul Hackett / Reuters)

Sadiq Khan: apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson (Paul Hackett / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2016 às 09h00.

O Reino Unido celebrava nesta quinta-feira eleições regionais e municipais que podem dar a vitória ao primeiro prefeito muçulmano de Londres, Sadiq Khan.

Os locais de votação abriram as portas às 7H00 (3H00 de Brasília) e o pleito deve prosseguir até 22H00 (18H00 de Brasília) para a eleição dos Parlamentos da Irlanda do Norte, Gales e Escócia, além de 124 câmaras municipais.

A prefeitura de Londres é a joia da coroa das eleições. Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson.

Os dois principais candidatos são o conservador Zac Goldsmith, filho de um bilionário, e o filho de um motorista de ônibus do Paquistão, o trabalhista Sadiq Khan, 45 anos, que aparecia com 12% de vantagem nas últimas pesquisas.

No total, 5,6 milhões de londrinos devem comparecer às urnas.

Goldsmith e o primeiro-ministro David Cameron insistiram em apresentar Khan como alguém com vínculos com extremistas muçulmanos, uma estratégia que pode se voltar contra os conservadores.

"Khan é claramente um muçulmano moderno e progressista. Se os seus oponentes se aventurarem muito neste terreno, correm o risco de enfrentar uma reação enérgica", disse Tony Travers, professor da London School of Economics.

Em entrevista à AFP, Khan denunciou a campanha "divisiva e desesperada" dos conservadores.

"Sou londrino, sou britânico, sou de fé islâmica e tenho orgulho de ser muçulmano. Sou de origem asiática, paquistanesa. Sou um pai, sou um marido, sou sofrido torcedor do Liverpool há muito tempo. Sou todas estas coisas", disse.

"Mas o melhor desta cidade é que você pode ser um londrino de qualquer confissão ou de nenhuma, e aqui fazemos algo mais que tolerar: nos respeitamos, recebemos com os braços abertos", completou.

Em caso de vitória, Khan será o primeiro prefeito muçulmano não apenas da cosmopolita capital britânica, ma também de uma grande capital europeia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoMetrópoles globaisMuçulmanosLondresPrefeituras

Mais de Mundo

EUA devem lançar nova fase de operações na Venezuela nos próximos dias, diz agência

Companhias aéreas cancelam voos para Venezuela após alerta dos EUA

Zelensky diz que crimes da Rússia não podem ser perdoados, antes de reuniões para acordo de paz

Alemanha confirma reunião de UE, EUA e Ucrânia para acordo de paz