Mundo

Lula cumprimenta Papa Leão XIV e deseja continuidade do legado de Francisco

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, também cumprimentaram o novo pontífice

Lula: presidente desejou que o Papa dê continuidade ao legado do antecessor. Segundo Lula, o Papa Francisco, teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Lula: presidente desejou que o Papa dê continuidade ao legado do antecessor. Segundo Lula, o Papa Francisco, teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Antonio Temóteo
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 8 de maio de 2025 às 16h44.

Última atualização em 8 de maio de 2025 às 17h27.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou nesta quinta-feira, 8, pelas redes sociais, o Papa Leão XIV, escolhido pelos cardeais no segundo dia de Conclave, realizado na sede da Igreja Católica, em Roma, capital da Itália.

"Quero cumprimentar o cardeal americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV", escreveu Lula, no X (antigo Twitter).

O presidente também desejou que o Papa dê continuidade ao legado do antecessor. Segundo Lula, o Papa Francisco, teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.

"Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo", afirmou Lula.

O Papa chefiará a Igreja Católica, religião seguida por 1,4 bilhão de pessoas no planeta. Dentre eles, há 182 milhões de brasileiros, segundo dados da instituição. Ele substituirá Francisco, morto em 21 de abril e que ficou no cargo por 12 anos.

Alckmin e Alcolumbre também cumprimentam novo Papa

Também pelas redes sociais, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, também felicitou o novo pontífice.

"Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade", disse.

Em nota à imprensa, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, afirmou que o momento de escolha do novo Papa representa renovação espiritual e um chamado à união entre os povos.

“Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, disse Alcolumbre.

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVLuiz Inácio Lula da SilvaGeraldo AlckminDavi Alcolumbre

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista