Mundo

Luta da ONU contra mudança climática ganha Prêmio na Espanha

A Convenção é um acordo promovido pela ONU para estabilizar as concentrações de gases do efeito estufa em níveis que não resultem em uma mudança de clima


	ONU: no ano passado, o prêmio foi para a Wikipedia
 (Stephane Mahe / Reuters)

ONU: no ano passado, o prêmio foi para a Wikipedia (Stephane Mahe / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2016 às 10h08.

Oviedo - A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e o Acordo de Paris obtiveram nesta quarta-feira o Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional 2016.

A Convenção é um acordo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estabilizar as concentrações de gases do efeito estufa em níveis que não resultem em uma mudança de clima perigosa e que propiciou, no final de 2015, a assinatura do histórico Acordo de Paris, de caráter vinculativo.

Desde maio de 2010, a UNFCCC tem como secretária executiva a costa-riquenha Christiana Figueres e a previsão é que em julho ela seja substituída pela diplomata mexicana Patricia Espinosa.

Competiram nesta edição 27 candidaturas de 14 nacionalidades. No ano passado, o prêmio foi para a Wikipedia e em edições anteriores foram premiados, entre outros, a Fundação Fulbright; a Cruz Vermelha; Al Gore; a Fundação Bill e Melinda Gates; Yitzhak Rabin e Yasser Arafat; Frederik De Klerk e Nelson Mandela.

O Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional faz parte dos oito que anualmente a Fundação Princesa das Astúrias na Espanha entrega e que este ano chega a sua 36ª edição.

Da mesma forma que as demais categorias, o de Prêmio de Cooperação Internacional está dotado com a reprodução de uma escultura de Joan Miró - símbolo representativo do prêmio, 50 mil euros em dinheiro, um diploma e uma medalha.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaONUPiigs

Mais de Mundo

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?

Atropelamento em massa deixa vários feridos na Alemanha

Exportadores chineses reforçam foco no mercado interno diante de tarifas dos EUA

Austrália realiza eleições acirradas em plena guerra comercial