Mundo

Macedônia faz primeiro turno da eleição presidencial

A maioria dos eleitores de etnia albanesa boicotou a eleição, cujo resultado deve ser divulgado na manhã desta segunda-feira


	Há quatro candidatos. O atual presidente Gjorge Ivanov, tenta um segundo mandato de cinco anos
 (Wikimedia Commons / Bakersdozen77)

Há quatro candidatos. O atual presidente Gjorge Ivanov, tenta um segundo mandato de cinco anos (Wikimedia Commons / Bakersdozen77)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2014 às 17h48.

Skopje- Os eleitores da Macedônia foram às urnas neste domingo, no primeiro turno da quinta eleição presidencial desde que o país se separou da então Iugoslávia, em 1991. A maioria dos eleitores de etnia albanesa boicotou a eleição, cujo resultado deve ser divulgado na manhã desta segunda-feira. Não há registro de incidentes.

Os albaneses étnicos, que representam um quarto da população da Macedônia e são majoritários no oeste e no norte do país, boicotaram a eleição porque o partido VRMO-DPMNE, que lidera a coalizão governista, rejeitou o pedido do partido Albaneses Democráticos pela Integração, seu parceiro no governo, para a apresentação de uma candidatura única.

Embora o cargo de presidente seja principalmente cerimonial, a votação para esse posto é vista como uma prévia da eleição parlamentar que está prevista para o fim do mês. Todos os principais partidos basearam sua campanha em propostas de levar a Macedônia a integrar-se a organizações ocidentais, como a União Europeia e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar liderada pelos EUA).

Há quatro candidatos. O atual presidente Gjorge Ivanov, tenta um segundo mandato de cinco anos. Seu principal oponente, Stevo Pendarovski, é apoiado pelo Partido Social Democrata, o maior da oposição. Caso ninguém obtenha maioria absoluta, haverá um segundo turno em 27 de abril. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AlbâniaEleiçõesEuropaGovernoOtanUnião Europeia

Mais de Mundo

Menina de 14 anos morre após ser atacada por leão no Quênia

OMS alerta para efeitos dos cortes de fundos dos EUA em áreas de conflito

Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre violação da trégua de Páscoa

Exército israelense descarta 'execução' de socorristas palestinos em Gaza