Mundo

Macron vai discutir sobre Síria, Irâ e Ucrânia com Putin no domingo

Um funcionário do Kremlin disse na sexta-feira que Macron também deve falar a Putin sobre a recente cúpula da Otan

Presidente da França, Emmanuel Macron: expectativa é que Macron e Putin se encontrem no Kremlin antes do pontapé inicial da final da Copa do Mundo 2018 (Regis Duvignau/Reuters)

Presidente da França, Emmanuel Macron: expectativa é que Macron e Putin se encontrem no Kremlin antes do pontapé inicial da final da Copa do Mundo 2018 (Regis Duvignau/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de julho de 2018 às 16h53.

Paris - O presidente da França, Emmanuel Macron, vai discutir sobre Síria, Irã e Ucrânia com o presidente russo, Vladimir Putin, no encontro dos dois em Moscou no domingo, dia da final da Copa do Mundo entre a França e a Croácia, disse o gabinete do líder francês.

A expectativa é que Macron e Putin se encontrem no Kremlin antes do pontapé inicial.

A fonte do Palácio do Eliseu disse que a situação na Ucrânia não evoluiu o suficiente para que Macron convidasse Putin para uma cúpula do Grupo dos Sete em Biarritz, no sul da França, no verão de 2019.

Após a cúpula do G7 no Canadá, Macron disse que gostaria de convidar Putin para Biarritz, mas que isso dependeria da aplicação do processo acordado em Minsk com França, Alemanha e Ucrânia para resolver o conflito ucraniano.

A fonte disse que o encontro de domingo também será uma oportunidade para ambos os líderes aproximarem suas posições sobre a crise na Síria.

Sobre o Irã, Macron fez um apelo, em vão, a Trump no início deste ano para não desistir de um acordo internacional que aliviou as sanções contra o Irã em troca de restrições em seu programa nuclear.

Um funcionário do Kremlin disse na sexta-feira que Macron também deve falar a Putin sobre a recente cúpula da Otan, e que eles discutirão a iminente reunião de Putin com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Helsinque, na segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEmmanuel MacronVladimir Putin

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica