Mundo

Maduro chama Javier Milei de 'fracasso como economista e presidente' da Argentina

A relação entre os dois países da América do Sul está estremecida desde a reeleição do venezelano

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 09h17.

Última atualização em 16 de agosto de 2024 às 09h25.

Tudo sobreEleições
Saiba mais

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou na quinta-feira, 15, Javier Milei de “fracassado como economista e como presidente” da Argentina.

Maduro garantiu que a economia venezuelana “está funcionando cada vez melhor” e a caminho de “níveis mínimos de inflação na história” do país, o que, segundo ele, mostra a Milei - cujo modelo o líder chavista criticou repetidamente - que “ele é um fracasso como economista e como presidente na Argentina”.

Em vez disso, continuou Maduro, graças à implementação de “um novo modelo produtivo”, o “poderoso” mercado interno venezuelano e a atividade industrial estão crescendo, inclusive a “indústria pesada, que foi atingida pelas sanções”.

Em 5 de agosto, Milei disse que o céu “esmagará” os comunistas, em resposta ao presidente venezuelano, que acusou o argentino de fazer parte de círculos diabólicos e seitas satânicas, uma acusação que ele estendeu ao empresário Elon Musk.

Milei foi um dos primeiros a classificar como “fraude” e “golpe” os resultados das eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela, nas quais Maduro, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo, algo que a oposição rejeita, alegando que o verdadeiro vencedor foi um de seus representantes, Edmundo González Urrutia.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaVenezuelaNicolás MaduroJavier Milei

Mais de Mundo

EUA revoga visto de presidente da Colômbia por atos 'incendiários' durante protestos em Nova York

França retoma julgamento da Air France e da Airbus pelo acidente do voo Rio-Paris em 2009

Simpatia entre Lula e Trump não será determinante nas relações entre os países, diz Sérgio Fausto

Pela 1ª vez desde 2018, Coreia do Norte envia delegação de alto nível para a Assembleia Geral da ONU