Mundo

Mais da metade dos russos consideram papel de Lênin positivo

Para 38% dos russos consultados, o fundador da União Soviética "teve um papel positivo na história nacional" e, para 13%, seu papel foi "totalmente positivo"


	Estátua de Lenin, em Simferopol: 26% das pessoas consultadas consideraram que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo", quando há sete anos eram 36%
 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Estátua de Lenin, em Simferopol: 26% das pessoas consultadas consideraram que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo", quando há sete anos eram 36% (Sergei Karpukhin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 16h08.

Mais da metade dos russos (51%) consideram que Lênin teve um "papel positivo na história nacional", segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, que aponta um aumento de onze pontos em relação à realizada em 2006.

Para 38% dos russos consultados, o fundador da União Soviética "teve um papel positivo na história nacional" e, para 13%, seu papel foi "totalmente positivo", segundo esta pesquisa realizada no fim de março pelo instituto independente Levada. Ela contou com a participação de 1.603 pessoas consideradas representativas da população russa em 45 regiões da Rússia.

Em 2006, somavam 40%, onze pontos a menos.

Já 26% das pessoas consultadas consideraram nesta ocasião que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo", quando há sete anos eram 36%.

Segundo o sociólogo do centro Levada Alexei Levinson, "o Kremlin tenta se apoiar nos símbolos da estabilidade soviética, despertando com isso um interesse maior por Lênin".

Nesta terça-feira, os russos lembraram o 144º aniversário do nascimento de Lênin. O corpo embalsamado do líder da Revolução de Outubro de 1917 está em um Mausoléu da Praça Vermelha desde a sua morte, em 1924.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússia

Mais de Mundo

Coréia do Sul debate semana de trabalho de 4 dias e meio para estimular casais a terem filhos

Argentina volta a intervir no mercado após queda de 6% do peso nesta terça-feira

Após ajuda dos EUA à Argentina, Milei se reunirá com Trump na Casa Branca

Terremoto de magnitude 6,9 atinge centro das Filipinas e aciona alerta de tsunami