Mundo

Mais de 200 médicos cubanos chegam à África do Sul contra o coronavírus

A delegação cubana inclui epidemiologistas, especialistas em saúde pública, clínicos gerais e técnicos de suprimentos médicos

África do Sul: país registrou mais de 4.500 casos de covid-19 até o momento, com 87 mortes (AFP/AFP)

África do Sul: país registrou mais de 4.500 casos de covid-19 até o momento, com 87 mortes (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 27 de abril de 2020 às 08h23.

Mais de 200 médicos e pessoal da saúde cubanos chegaram à África do Sul, nesta segunda-feira (27), para participar da luta contra o novo coronavírus no país mais afetado pela pandemia na África - anunciaram as autoridades locais.

De acordo com o último balanço oficial, a África do Sul registrou mais de 4.500 casos de COVID-19 até o momento, com 87 mortes.

A delegação cubana inclui epidemiologistas, especialistas em saúde pública, clínicos gerais e técnicos de suprimentos médicos que "vão ajudar nos esforços já mobilizados na África do Sul contra a disseminação da COVID-19", afirmou a Presidência sul-africana.

Conforme o presidente Cyril Ramaphosa, começa em 1º de maio a suspensão progressiva do confinamento nacional imposto em 27 de março a seus 57 milhões de concidadãos.

Seu governo lançou uma campanha abrangente de triagem que permitiu que 168.000 pessoas fossem testadas.

 

A África do Sul mantém relações estreitas com Cuba desde a queda do regime racista branco do Apartheid, em 1994. O regime castrista apoiou a luta de libertação liderada pelo Congresso Nacional Africano (ANC), de Nelson Mandela.

Recentemente, Cuba também enviou 250 médicos e profissionais de saúde para Angola, também com o objetivo de combater a COVID-19. Na época da Guerra Fria, Cuba enviou milhares de soldados a esse país do sul da África para apoiar o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) no conflito civil (1975-2002).

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:África do SulCoronavírusCuba

Mais de Mundo

Hamas expressa disposição para libertar reféns, mas acusa Netanyahu de prolongar guerra

Venezuela rejeita ordem da CIJ de suspender eleições em área disputada com Guiana

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?

Atropelamento em massa deixa vários feridos na Alemanha