Mundo

Mais de 21 milhoes de iemenitas precisam de assistência

"Estamos diante de uma catástrofe humanitária", disse em entrevista coletiva Jens Laerke, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 09h22.

Genebra - Mais de 21 milhões de iemenitas, 80% da população, precisam de assistência humanitária urgente, alertou nesta sexta-feira o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha).

"Estamos diante de uma catástrofe humanitária", disse em entrevista coletiva Jens Laerke, porta-voz da Ocha, acrescentando que "os serviços públicos estão colapsando em todas as regiões do país".

Elisabeth Byrs, porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PAM) denunciou que mais de seis milhões de pessoas sofrem com insegurança alimentar severa "a níveis de emergência e precisam de assistência humanitária imediata".

"Este número de seis milhões de pessoas que precisam de ajuda urgente constitui um em cada cinco iemenitas".

O PAM conseguiu distribuir nas últimas semanas comida para 1,7 milhão de pessoas em 11 regiões, mas Byrs assumiu que é uma fração do que realmente deveria ser entregue.

O país vive uma crise política desde 2011, que se aguçou com o levantamento em armas dos rebeldes houthis (xiitas) em setembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Direitos HumanosIêmenONU

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics