Mundo

Manifestantes pedem referendo sobre independência da Escócia

Entre 3.000 e 4.000 pessoas marcharam neste sábado em Glasgow para exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia após Brexit


	Bandeiras da Escócia: no referendo de 23 de junho, 62% dos escoceses votaram a favor de prosseguir na UE
 (Lesley Martin/AFP)

Bandeiras da Escócia: no referendo de 23 de junho, 62% dos escoceses votaram a favor de prosseguir na UE (Lesley Martin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2016 às 11h06.

Entre 3.000 e 4.000 pessoas marcharam neste sábado em Glasgow para exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia, depois da decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia (UE), constatou um fotógrafo da AFP.

No referendo de 23 de junho, 62% dos escoceses votaram a favor de prosseguir na UE, diferentemente da Inglaterra e de Gales, onde a opção do Brexit venceu.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, declarou um dia após a consulta que a questão de um novo referendo sobre a independência estava "sobre a mesa", depois do realizado em 2014, quando os independentistas perderam.

"Se considerarmos que nossos interesses não podem ser protegidos no contexto do Reino Unido, a independência deve ser uma das opções" possíveis, reiterou na segunda-feira a chefe do Partido Nacional Escocês (SNP).

Em setembro de 2014, em uma primeira consulta pela independência, os escoceses votaram em 55,3% a favor de permanecer no Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaUnião EuropeiaEscóciaReferendo

Mais de Mundo

Trump manda soltar George Santos, mesmo o chamando de 'um pouco desonesto'

Governo peruano suspende chefe policial de Lima após protestos violentos

Trump diz que Maduro 'ofereceu de tudo' para evitar conflito com os EUA

Príncipe britânico Andrew, envolvido em escândalos, renuncia ao seu título real