Mundo

Manifestantes preparam mais um dia de protestos no Bahrein

Líderes da oposição se recusam a aceitar propostas da monarquia

Protesto no Bahrein pede por democracia: oposição é liderada pelos xiitas (AFP)

Protesto no Bahrein pede por democracia: oposição é liderada pelos xiitas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2011 às 12h08.

Brasília – Manifestantes contrários ao governo do xeque do Bahrein, Hamad bin Issa Al Khalifa, preparam-se para mais um dia de protestos na Praça Pérola, no centro de Manama, a capital do país. Os líderes da oposição, que organizam o protesto, informaram que rejeitam as propostas apresentadas por Khalifa para encerrar o impasse.

“Não ao diálogo, não ao diálogo”, repetiam em refrão os manifestantes, na praça, símbolo do protesto no país. Segundo um dos manifestantes, a decisão de diálogo cabe ao povo que se recusa a aceitar os termos apresentados pelo xeque.

Dominada pelos xiitas, a oposição à monarquia sunita, no poder há mais de dois séculos, apelou para a manifestação. Os organizadores esperam reunir 100 mil pessoas. Os manifestantes querem que o xeque instale a monarquia constitucional no país, garantindo mais poderes para o Parlamento e o fim da presença de parentes do rei no governo.

Ontem (21), o rei Khalifa ordenou a libertação de presos xiitas, uma das reivindicações da oposição e anulou os processos judiciais contra outros presos políticos. Paralelamente o príncipe herdeiro do Bahrein, xeque Salman bin Hamad Al Khalifa, encarregado de dialogar com a oposição, comprometeu-se a adotar reformas reais.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosOriente MédioOposição política

Mais de Mundo

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30

Trump provoca tensões globais ao ordenar retomada dos testes nucleares

'Temos vagas': por que há tantos cartazes nas ruas de Buenos Aires?