Mundo

Manifestantes protestam contra Obama em Pretória

Cerca de 200 sindicalistas, ativistas estudantis e membros do Partido Comunista se reuniram na capital Pretória para protestar contra a visita de Obama

Manifestantes carregam cartazes em um protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Pretória, África do Sul (Siphiwe Sibeko/Reuters)

Manifestantes carregam cartazes em um protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Pretória, África do Sul (Siphiwe Sibeko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 09h20.

Pretória - Sul-africanos em protesto pela visita ao país do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniram nesta sexta-feira a poucos quarteirões do hospital em Pretória onde o herói da luta contra o apartheid Nelson Mandela está internado em estado grave.

Obama, em viagem por três países da África, deve chegar nesta sexta-feira à África do Sul e funcionários da Casa Branca disseram que vão consultar a família de Mandela sobre se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos pode visitar o primeiro presidente negro sul-africano.

Mandela, de 94 anos, está lutando contra uma infecção pulmonar que o levou a ser internado há cerca de três semanas.

Cerca de 200 sindicalistas, ativistas estudantis e membros do Partido Comunista da África do Sul se reuniram na capital Pretória para protestar contra a visita de Obama neste fim de semana, chamando sua política externa de "arrogante, egoísta e opressiva".

"Ele veio como uma decepção, acho que Mandela também estaria decepcionado", disse Khomotso Makola, um estudante de direito de 19 anos.

O críticos sul-africanos de Obama têm-se centrado em particular sobre o seu apoio ao uso de drones no exterior, que segundo eles resultou na morte de centenas de civis inocentes, e seu fracasso em cumprir a promessa de fechar o centro de detenção militar dos EUA na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde estão presos suspeitos de terrorismo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolítica no BrasilProtestosProtestos no mundoÁfricaBarack ObamaÁfrica do Sul

Mais de Mundo

Putin receberá enviado de Trump para discutir fim da guerra na Ucrânia

Hong Kong prende 13 pessoas após incêndio que deixou 151 mortos

Enchentes em países da Ásia já deixam mais de mil mortos

Honduras: candidato apoiado por Trump lidera votação presidencial