Mundo

May agradece a Trump por "resposta muito sólida" em caso de ex-espião

Primeira-ministra teria expressado "satisfação pela amplitude da ação internacional em resposta ao comportamento imprudente e descarado da Rússia"

Theresa May (Francois Lenoir/Reuters)

Theresa May (Francois Lenoir/Reuters)

E

EFE

Publicado em 28 de março de 2018 às 16h18.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, agradeceu nesta quarta-feira em uma conversa telefônica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua "resposta muito sólida" diante do ataque em Salisbury (Inglaterra) ao ex-espião russo Sergei Skripal, do qual o Reino Unido responsabiliza a Rússia.

Um porta-voz de Downing Street, o escritório oficial da primeira-ministra britânica, informou que May falou com Trump depois que os EUA anunciaram nesta semana a expulsão de 60 diplomatas russos do país em resposta ao envenenamento de Skripal e de sua filha Yulia com um agente nervoso de uso militar.

May expressou na conversa sua "satisfação pela amplitude da ação internacional em resposta ao comportamento imprudente e descarado da Rússia" e destacou para Trump que 26 países já ordenaram a expulsão de pessoal diplomático russo.

Skripal e sua filha Yulia permanecem em estado crítico desde que foram envenenados no último dia 4 com um agente químico que o governo britânico identificou como um tóxico de tipo Novichok, de fabricação russa.

Além disso, a chefe de governo conversou com o presidente americano as isenções temporárias para a União Europeia às tarifas impostas sobre alumínio e aço.

May disse a Trump que espera que aconteça um "diálogo construtivo" entre Washington e Bruxelas para transformar essas isenções em "permanentes".

Além disso, os dois líderes conversaram sobre medidas de colaboração bilaterais para facilitar a investigação de atividades terroristas e outros crimes através das redes, segundo o porta-voz da primeira-ministra.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Reino UnidoDonald TrumpRússiaEspionagemTheresa May

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão