Mundo

Menos de 1/4 dos catalães quer seguir com separação da Espanha

Segundo pesquisa, 71% dos entrevistados iriam preferir que políticos chegassem a um acordo em que a Catalunha permanecesse parte da Espanha

Catalunha: referendo arrastou a Espanha para sua pior crise política em décadas (Albert Gea/Reuters)

Catalunha: referendo arrastou a Espanha para sua pior crise política em décadas (Albert Gea/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 08h30.

Madri - Menos de um quarto dos catalães quer continuar com um plano para declarar a independência em relação à Espanha em meio à aproximação das eleições regionais do dia 21 de dezembro, de acordo com pesquisa publicada pelo jornal El País nesta segunda-feira.

Um referendo apontado como ilegal por Madri de independência da Catalunha, realizado no dia 1º de outubro, arrastou a Espanha para sua pior crise política em décadas.

A instabilidade diminuiu depois que a demissão de autoridades separatistas da região causou pouca resistência, mas pode voltar se partidos pró-independência ganharem a votação do dia 21 de dezembro.

Apenas 24 por cento dos entrevistados pela Metroscopia disseram que gostariam de continuar com o processo de independência após as eleições, enquanto 71 por cento disseram que iriam preferir se políticos chegassem a um acordo em que a Catalunha permanecesse parte da Espanha.

Partidos pró-independência podem não conseguir manter uma maioria absoluta dos assentos do Parlamento catalão na eleições do próximo mês, indicou a primeira parte da pesquisa publicada no domingo.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaCatalunha

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia